30 de novembro de 2010

Concurso “Curtas sobre o Mar”: embarca num tall ship!

Velas, Vento, Acção!!!!
A Aporvela, a The Tall Ships Races Lisbon 2012 e a Sail Training International dão-te a oportunidade única de embarcares na aventura da tua vida e projectares o teu trabalho!
Basta juntares uma equipa com o máximo de 3 pessoas e enviar uma curta-metragem sobre o tema “O MAR”!

Que esperas? O horizonte é o limite da tua imaginação! Se tens entre 15 e 25 anos não percas esta oportunidade!
Vê o regulamento e Participa!

Mais informação aqui.
Para mais informação: concursos@tallshipslisbon2012.com

Bons ventos!!

29 de novembro de 2010

Retorno económico de uma Tall Ships Races

Segundo o Hartlepool Mail, a passagem dos tall ships por Hartlepool no passado Verão gerou receitas na economia local de 26 milhões de libras ou mais de 30 milhões de euros.
Segundo o presidente da câmara da cidade inglesa, um estudo económico mais detalhado será publicado em breve mas é já certo que os cerca de 970 mil visitantes gastaram, em média, 30 libras.Veja mais alguns factos associados as The Tall Ships Races*:
- 75% do público que visita os eventos fá-lo acompanhado da sua família;
- 95% dos espectadores deslocaram-se especificamente para ver os Grandes Veleiros;
- Aproximadamente 40% dos visitantes passa tanto tempo a ver os Grandes Veleiros como a ver e a participar nas actividades promovidas no Village;
- Mais de 50% dos visitantes compra pelo menos uma peça do merchandise oficial durante o evento (excluindo comida e bebida);
- Os gastos do público geram um retorno local entre os 20 e os 35 milhões de euros por porto;
- 94% dos visitantes afirmam voltar a visitar um evento similar no futuro e 98% recomendaria o evento aos amigos.
Em 2009, o “The Tall Ships Races 2009” foi o evento a nível mundial, entre eventos desportivos e exposições, que contou com maior número de visitantes.
* Fonte Sail Training International

Em 2012 é a vez de Lisboa receber este fantástico evento. Visite já o site da regata.

26 de novembro de 2010

“THE TALL SHIPS RACES LISBON 2012” ENTRA EM COUNTDOWN

Faltam 600 dias para a chegada dos Grandes Veleiros a Lisboa!


A 600 dias da chegada dos Tall Ships (Grandes Veleiros) a Lisboa, o site oficial da regata “The tall Ships Races Lisbon 2012”, é hoje lançado oficialmente com a página de facebook que, a partir de agora, darão conta de todos os eventos, notícias, concursos e informações ligadas à passagem pela capital das famosas regatas organizadas pela Sailing Training International e que durante quatro dias vão fazer de Lisboa uma cidade em festa.

Coloque já o site nos seus favoritos!
E torne-se da regata no Facebook!

Até 19 de Julho de 2012, a APORVELA - Associação Portuguesa de Treino de Vela – promotora do evento, tenciona embarcar nos Tall Ships, que todos os anos percorrem os mares internacionais e várias cidades do Globo, 150 jovens portugueses através de concursos variados, do programa “Jovens e o Mar”, e da ajuda dos parceiros da “The Tall Ships Races Lisbon 2012”. Uma operação que, naturalmente, terá como base de comunicação, além dos Media Partners, o Site Oficial e a página de Facebook.
As “The Tall Ships Races” são Regatas organizadas anualmente com vista a promover a formação e o treino de mar, assim como a convivência intercultural junto dos jovens de todo o mundo. O grande objectivo é embarcar Jovens na frota dos Grandes Veleiros e proporcionar-lhes experiências de Treino de Mar sem igual.
Em 2012, a Cidade de Lisboa irá receber a “The Tall Ships Races Lisbon 2012” uma competição que tem início em St Malo, prosseguindo para Lisboa, Cádiz, La Coruña e, por fim, Dublin.
Cerca de uma centena de Grandes Veleiros com um número aproximado de 6.000 tripulantes, em representação de 49 países, estarão em Lisboa de 19 a 22 de Julho de 2012. E muitos mais visitantes são esperados numa troca de culturas ímpar e muito enriquecedora.
Os Grandes Veleiros acostaram em Lisboa em 1956, 1982, 1992, 1998, 2006, e estão de volta em Julho de 2012.
Convictos que conhecer um povo e uma cidade é conviver directamente com as suas gentes e costumes, a APORVELA/Comissão da regata, irá promover um forte intercâmbio entre os jovens Trainees e os jovens Lisboetas.
Neste sentido serão desenvolvidos diversos programas a nível desportivo, cultural e social. Competições entre tripulações e jovens locais, itinerários culturais, concursos à volta da temática da regata, desfile das tripulações pela cidade, um magnífico fogo-de-artifício sobre o cenário dos Grandes Veleiros e o desfile náutico com todos os Grandes Veleiros no Rio Tejo. E esta é só uma parte do programa que divulgamos por agora!

23 de novembro de 2010

Bandeira Azul nos Tall Ships

A Sail Training International anunciou no passado dia 12 de Novembro o lançamento do seu esquema de Bandeira Azul para os navios de treino de vela de todo o mundo. O navio-escola Sagres da Marinha Portuguesa foi registado como a primeira adesão, em reconhecimento do seu papel na criação deste esquema.

O esquema é uma colaboração entre a Sail Training International e da Fundação para Educação Ambiental. Todos os membros do esquema tem que assinar e cumprir um código de conduta em que se comprometem a ajudar a proteger o ambiente marinho. A Sagres é membro do esquema português da Bandeira Azul desde Maio de 2009. O comandante do navio, Pedro Proença Mendes, promoveu o conceito a elementos da Sail Training International e um contrato para o esquema de Bandeira Azul Sail Training International já foi assinado com a Fundação para
Educação Ambiental. Foi lançado na abertura da Conferência anual de Sail Training International em Stavanger, Noruega. Logo na conferência, muitos foram os grandes veleiros que aderiram, demonstrando um compromisso inequívoco com a preservação do mar e das espécies marinhas e com a educação ambiental.

"Ficamos muito impressionados com o esquema de Bandeira Azul gerido pela Fundação para a Educação Ambiental, e com o entusiasmo do capitão Mendes para com ele", diz Nigel Rowe, Presidente da Sail Training International. "Acreditamos que a maioria dos operadores de navios de treino de vela vai querer aderir ao regime, e esperamos que ele seja particularmente popular entre os milhares de jovens tripulantes que navegam nos nossos eventos todos os anos."

"Estamos orgulhosos do nosso papel na promoção deste esquema para o mundo do treino de vela através Sail Training International", diz o capitão Proença Mendes. "Os oceanos do mundo são um recurso precioso e é nosso dever protegê-los e aos animais que neles vivem para o benefício das gerações futuras."

A Aporvela – Associação Portuguesa de Treino de Vela, membro fundador da Sail Training International e seu representante em Portugal, vai candidatar-se a este esquema para que a Caravela Vera Cruz também passe a hastear a bandeira azul e a mostrar aos milhares de crianças e jovens que a visitam anualmente como os navios se comprometem a manter o mar limpo.

Para mais informações sobre o esquema veja site da STI.

Políticas Públicas do Mar: conferência e livro na Gulbenkian

Políticas Públicas do Mar: um novo conceito estratégico nacional é tema de uma conferência e de um livro a ser lançado hoje no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian.

19 de novembro de 2010

Comandante da Caravela Vera Cruz é o melhor voluntário do Ano!

Um dos dois comandantes da Caravela Vera Cruz, João Lúcio da Costa Lopes, ganhou o prémio da Sail Training International para Melhor Voluntário de Treino de Vela do ano 2010.
A distinção foi-lhe atribuída este fim-de-semana na Conferência Anual da STI que juntou em Stavanger, na Noruega, delegados de 30 países que fazem parte da entidade que congrega as associações nacionais e grandes veleiros para o treino de vela e de mar.
O Comandante da Vera Cruz, Caravela construída pela APORVELA - Associação Portuguesa de Treino de Vela –, foi distinguido entre vários de candidatos ao prémio que comandam os “Tall Ships” que todos os anos navegam entre várias cidades da Europa.

Presidente da Aporvela, António Lobato, recebe prémio em nome do Cmdt. Costa Lopes

Esta é a segunda distinção obtida por Portugal em dois anos consecutivos. No ano passado, André Melo foi distinguido com o prémio de Melhor Jovem Voluntário, depois de ter sido um dos muitos aprendizes colocados pela APORVELA num Grande Veleiro, ao abrigo do programa “Jovens e o Mar”.
Este prémio vem reforçar as actividades da Aporvela e constitui mais uma prova de que estamos bom caminho e que o nosso programa é reconhecido internacionalmente. Recorde-se que em 2009 navegámos até Viana do Castelo e integrámos a maior expedição científica de sempre ao largo das Ilhas Selvagens, para além de termos enviado um grande número de jovens às Tall Ships Races.


João Lúcio e José Inácio da Costa Lopes, Comandantes da Caravela Vera Cruz da Aporvela no Funchal

Em 2012, Lisboa vai receber uma das etapas das Tall Ships Races, regatas organizadas anualmente pela STI, num acontecimento internacional que vai encher o Rio Tejo de centenas de Grandes Veleiros e a zona ribeirinha de tripulações e visitantes das mais diversas origens e culturas.

Conferência anual da Sail Training International

A Aporvela fez-se representar na conferência anual da Sail Training International que se realizou em Stavanger na Noruega.
Esta reunião juntou cerca de 330 delegados represenando associações nacionais de treino de vela, grandes veleiros de todo o mundo e portos que acolhem ou pretendem acolher as famosas Tall Ships Races que todos os anos juntam milhares de jovens tripulantes e milhões de tripulantes - trata-se de um dos maiores acontecimentos desportivos e sociais regulares de todo o planeta.
Este ano a conferência contou com um painel de especialistas muito diversificado e foam apresentados os projectos da bandeira azul para os tall ships (em que a Sages foi pioneira mundial) e o kit de auto-avaliação dos grandes veleiros.
A Tall Ships Lisbon 2012 esteve representada com um stand informativo que cativou os tall ships ali presentes!

Vejam aqui mais fotografias, a newsletter e as comunicações.

12 de novembro de 2010

A outra Vera Cruz I

Bem sabíamos não ter o exclusivo de utilização do nome "Vera Cruz" para embarcações e muito surpreendidos ficámos ao ver que há uma irmã da nossa caravela a navegar pelos canais da Bélgica.
Eis a barcaça "Vera Cruz" que mede cerca de 172 metros de comprimento!

11 de novembro de 2010

Conferência anual da Sail Training International

A Sail Training International organiza anualmente uma conferência anual que reúne mais de quatrocentas pessoas ligadas a portos, navios e organizações ligadas ao treino de vela e mar.
A Aporvela, como membro fundador desta organização, não podia faltar e , assim sendo, estaremos representados nesta conferência que decorrerá em Stavanger de hoje até domingo.
O tema da conferência deste ano é "Parcerias para o Futuro... Parcerias para o Sucesso" e haverá temnpo para uma série de workshops sobre o treino de vela, a organização das Tall Ships Races e formas de atracção de jovens para os grandes veleiros.



Recorde-se que foi neste mesma conferência que, no ano passado, um jovem da Aporvela foi agraciado com o troféu de "melhor jovem voluntário do ano" e a Sagres conquistou o prémio Boston Teapot para o navio que percorreu mais milhas à vela.
Quem sabe se este ano Portugal não traz mais troféus para casa!!!

10 de novembro de 2010

Uma viagem Inesquecível: Viagem às Selvagens

A Catarina Löbbert foi uma das jovens tripulantes que navegou na Caravela Vera Cruz durante a maior expedição científica portuguesa de sempre nas Ilhas Selvagens e deixou-nos este relato. Não deixe de ver a galeria de fotografias desta odisseia!Uma Viagem Inesquecível: Viagem às Selvagens

“No dia 20 de Junho, uma tripulação de jovens e adultos, comandada pelo João Lúcio, navegou até às Selvagens, a Ilha das Cagarras. Esta viagem decorreu durante 10 dias, a bordo da Caravela Vera Cruz.
Os dias que estivemos fundeados foram extraordinários, porque visitamos a Ilha Selvagem Grande. No meio de tantas aventuras, como tomar banho no mar, jogar “voley” no convés da caravela, fazer snorkel, ter um mini ROV à nossa disposição e visitar o Creoula, eu tive o privilégio de ser a única, juntamente com um outra tripulante, a visitar o Navio Almirante Gago Coutinho onde estava posicionado o ROV LUSO, um submarino não tripulado que pode alcançar vários quilómetros debaixo de água.
Certamente que esta foi uma das melhores experiências da minha vida, pois não é todos os dias que podemos visitar uma área protegida no meio do Oceano Atlântico. Por isso gostaria de agradecer a todos os que embarcaram comigo nesta viagem espectacular, sobretudo ao Pedro Duarte, que se responsabilizou por mim nesta viagem, ao comandante João Lúcio, que me permitiu embarcar, visto que eu só tenho 12 anos, e aos meus pais, que confiaram em mim para realizar esta viagem.

Obrigada!!!”
Catarina Löbbert


Ateliê "Modelismo e Arqueologia Naval" no Seixal

A primeira sessão do Ateliê " Modelismo e Arqueologia Naval" vai realizar-se no Núcleo Naval, na Arrentela, no próximo dia 4 de Dezembro, com início às 10h00 e final previsto para as 17h00.
Este atelier pretende ser um ponto de encontro trimestral para quem faz do modelismo um instrumento privilegiado para o estudo, a preservação e a promoção do património marítimo e da história da náutica.
O ateliê incorpora uma exposição de trabalhos em curso produzidos pelos participantes, um workshop de formação prática sobre técnicas de modelação e um seminário teórico sobre história da náutica.

Nesta sessão, a parte teórica do programa incide sobre o modo como nos séculos XVI e XVII se construíam os navios oceânicos de longo curso para o comércio das especiarias.
A apresentação teórica será realizada pelo Dr. Carlos Montalvão, colaborador do Ecomuseu Municipal, modelista profissional e autor de uma dissertação de mestrado sobre a prática construtiva dos navios da Carreira da Índia na viragem do século XVI para o Século XVII.
Esta primeira sessão do Ateliê conta ainda com a participação especial do modelista Carlos Mariano, que irá fazer uma apresentação de alguns dos seus trabalhos. O Carlos Mariano é um dos modelistas nacionais mais reputados, com obra reconhecida nacional e internacionalmente.
Para apresentar peças à exposição e participar nos trabalho de formação é necessário realizar uma inscrição prévia, sem custos, por e-mail, para carlos.montalvao@cm-seixal.pt , indicando nome, contactos e identificação do modelo a apresentar.
Está previsto realizar-se um almoço de confraternização entre os participantes, mediante inscrição prévia, num restaurante local. O custo da refeição rondará os 15 euros e é necessário indicar no mail de inscrição se pretende ou não participar na refeição.
Mais informações em http://modelismo-e-arqueologia.blogspot.com.

9 de novembro de 2010

Estreia nacional de "A Espada e a Rosa" filmado na Caravela Vera Cruz

O filme "A Espada e a Rosa" é a primeira longa-metragem do jovem realizador português João Nicolau e foi filmado em parte na Caravela Vera Cruz no Verão de 2009, na Doca de Alcântara e ao largo de Sesimbra.
Depois da estreia oficial no Festival de Veneza e das passagens em festivais como o Montréal, Viena, São Paulo ou La Roche du Yon, surge agora a estreia nacional, que ocorrerá na próxima sexta-feira às 17:00 no Centro de Congressos do Estoril. O filme é um dos candidatos no Estoril Film Festival.
Aqui fica mais um excerto do filme.

A ESPADA E A ROSA: "Along those sea waters" from o som e a fúria on Vimeo.

Christian Radich em Lisboa!

Está em Lisboa (terminal de Santa Apolónia) o grande veleiro norueguês Christian Radich.
Trata-se de um dos mais velozes e belos tall ships do mundo que ainda no Verão passado conquistou o segundo lugar nas Tall Ships Races 2010.
O Christian Radich é um navio de guerra, construído em 1937, que durante o Inverno funciona como navio-escola de cadetes da Marinha da Noruega e durante o Verão faz treino de vela com civis, sobretudo com jovens durante as regatas organizadas pela Sail Training International.
As fotografias são da Teresa Reis que gentilmente acedeu ao nosso pedido de publicação.

A Aporvela regista com agrado que cada vez mais tall ships escalam Lisboa. Em breve chegarão o Stad Amsterdam e o Eendracht, dois grandes veleiros holandeses.

Características técnicas:
Comprimento: 73 m
Área vélica: 1360 m2

8 de novembro de 2010

VII Jornadas do Mar no Alfeite

Desde 1998 e de dois em dois anos as Jornadas do Mar têm-se constituído como um Colóquio de Estudantes para Estudantes, para dinamizar a Comunidade Universitária em torno dos saberes relacionados com o Mar, entendido este como uma via privilegiada de sustentação do desenvolvimento de Portugal, e, dar corpo à necessidade de conhecer e reconhecer, de forma abrangente, o valor dos Oceanos, assegurar a sua preservação e planear o seu uso em benefício de toda a Humanidade.

A VII Edição das Jornadas do Mar ocorre na Escola Naval, Base Naval de Lisboa, na semana de 08 a 12 de Novembro de 2010, subordinada ao tema “A Nova Era dos Descobrimentos”.

5 de novembro de 2010

Love, Love: Arte com veleiros!


O artista conceptual Julian Berthier criou uma escultura a partir de um veleiro: cortou-o ao meio e deixou-o no mar, parecendo afundar-se.
Na verdade, não só o veleiro não se afunda, como até tem um motor e navega!
Vejam as fotos e o vídeo...



Love Love from julien berthier on Vimeo.

3 de novembro de 2010

Tall Ships Races 2011: onde vai ser?

A Tall Ships Races 2011 já está a mexer!
Depois de um 2010 em grande com 14 jovens nas regatas dos grandes veleiros, queremos ainda mais representantes portugueses no próximo ano.
A regata vai passar por Waterford (Irlanda), Greenock (Escócia), Lerwick (Ilhas Shetland), Stavanger (Noruega) e Halmstad (Suécia).
A Aporvela está a preparar os melhores programas e em breve vai dar mais notícias.

2 de novembro de 2010

Newsletter de Novembro da Aporvela

Já está pronto mais um número da nossa newsletter mensal.
Pode assiná-la e recebê-la comodamente na sua caixa de correio. Basta preencher o formulário disponível na hompage da Aporvela.
Se preferir, veja a newsletter em PDF.

Parceria com a Revista de Marinha

A Aporvela celebrou um protocolo com a Revista de Marinha que visa proporcionar aos associados um desconto de 20% na assinatura da revista e ainda abrir as páginas deste prestigiado órgão de informação aos artigos escritos pelos nossos sócios e às actividades da associação.
A Revista de Marinha é um prestigiado órgão de informação com 72 anos de história, tendo como tema central o Mar nas suas múl­tiplas facetas: ciências, actividades portuárias, desporto, pesca e Marinha de Guerra.