23 de novembro de 2010

Bandeira Azul nos Tall Ships

A Sail Training International anunciou no passado dia 12 de Novembro o lançamento do seu esquema de Bandeira Azul para os navios de treino de vela de todo o mundo. O navio-escola Sagres da Marinha Portuguesa foi registado como a primeira adesão, em reconhecimento do seu papel na criação deste esquema.

O esquema é uma colaboração entre a Sail Training International e da Fundação para Educação Ambiental. Todos os membros do esquema tem que assinar e cumprir um código de conduta em que se comprometem a ajudar a proteger o ambiente marinho. A Sagres é membro do esquema português da Bandeira Azul desde Maio de 2009. O comandante do navio, Pedro Proença Mendes, promoveu o conceito a elementos da Sail Training International e um contrato para o esquema de Bandeira Azul Sail Training International já foi assinado com a Fundação para
Educação Ambiental. Foi lançado na abertura da Conferência anual de Sail Training International em Stavanger, Noruega. Logo na conferência, muitos foram os grandes veleiros que aderiram, demonstrando um compromisso inequívoco com a preservação do mar e das espécies marinhas e com a educação ambiental.

"Ficamos muito impressionados com o esquema de Bandeira Azul gerido pela Fundação para a Educação Ambiental, e com o entusiasmo do capitão Mendes para com ele", diz Nigel Rowe, Presidente da Sail Training International. "Acreditamos que a maioria dos operadores de navios de treino de vela vai querer aderir ao regime, e esperamos que ele seja particularmente popular entre os milhares de jovens tripulantes que navegam nos nossos eventos todos os anos."

"Estamos orgulhosos do nosso papel na promoção deste esquema para o mundo do treino de vela através Sail Training International", diz o capitão Proença Mendes. "Os oceanos do mundo são um recurso precioso e é nosso dever protegê-los e aos animais que neles vivem para o benefício das gerações futuras."

A Aporvela – Associação Portuguesa de Treino de Vela, membro fundador da Sail Training International e seu representante em Portugal, vai candidatar-se a este esquema para que a Caravela Vera Cruz também passe a hastear a bandeira azul e a mostrar aos milhares de crianças e jovens que a visitam anualmente como os navios se comprometem a manter o mar limpo.

Para mais informações sobre o esquema veja site da STI.

1 comentário:

Anónimo disse...

quello che stavo cercando, grazie