10 de novembro de 2010

Ateliê "Modelismo e Arqueologia Naval" no Seixal

A primeira sessão do Ateliê " Modelismo e Arqueologia Naval" vai realizar-se no Núcleo Naval, na Arrentela, no próximo dia 4 de Dezembro, com início às 10h00 e final previsto para as 17h00.
Este atelier pretende ser um ponto de encontro trimestral para quem faz do modelismo um instrumento privilegiado para o estudo, a preservação e a promoção do património marítimo e da história da náutica.
O ateliê incorpora uma exposição de trabalhos em curso produzidos pelos participantes, um workshop de formação prática sobre técnicas de modelação e um seminário teórico sobre história da náutica.

Nesta sessão, a parte teórica do programa incide sobre o modo como nos séculos XVI e XVII se construíam os navios oceânicos de longo curso para o comércio das especiarias.
A apresentação teórica será realizada pelo Dr. Carlos Montalvão, colaborador do Ecomuseu Municipal, modelista profissional e autor de uma dissertação de mestrado sobre a prática construtiva dos navios da Carreira da Índia na viragem do século XVI para o Século XVII.
Esta primeira sessão do Ateliê conta ainda com a participação especial do modelista Carlos Mariano, que irá fazer uma apresentação de alguns dos seus trabalhos. O Carlos Mariano é um dos modelistas nacionais mais reputados, com obra reconhecida nacional e internacionalmente.
Para apresentar peças à exposição e participar nos trabalho de formação é necessário realizar uma inscrição prévia, sem custos, por e-mail, para carlos.montalvao@cm-seixal.pt , indicando nome, contactos e identificação do modelo a apresentar.
Está previsto realizar-se um almoço de confraternização entre os participantes, mediante inscrição prévia, num restaurante local. O custo da refeição rondará os 15 euros e é necessário indicar no mail de inscrição se pretende ou não participar na refeição.
Mais informações em http://modelismo-e-arqueologia.blogspot.com.

Sem comentários: