30 de novembro de 2009

Tavira acolhe exposição “Moinhos de Maré do Ocidente Europeu”

Tavira é a próxima cidade a acolher a exposição itinerante “Moinhos de Maré do Ocidente Europeu”, na Casa André Pilarte, na baixa de Tavira, entre os dias 28 de Novembro de 2009 e 15 de Fevereiro de 2010.Serão integrados na exposição três percursos guiados pelos sistemas tradicionais de moagem de Tavira, abordando três sistemas mais comuns no património molinológico no concelho: os de maré, os de água com sistema de moagem em roda horizontal com rodízio de penas e os moinhos de vento de cabresto, permitindo a observação e a interpretação paisagística dos moinhos em contexto de serra, barrocal e litoral na região oriental algarvia.
A exposição “ Moinhos de Maré do Ocidente Europeu” actualmente em circulação na Europa, visa contribuir para a divulgação junto de um público alargado destes elementos patrimoniais comuns ao litoral atlântico europeu e para as respectivas potencialidades.Organizada no âmbito de um projecto coordenado pelo Ecomuseu Municipal do Seixal (Portugal), resulta da colaboração de mais de 20 instituições e investigadores d votados a projectos de investigação conservação, reabilitação e divulgação de moinhos de maré existentes no espaço europeu. Aborda aspectos relacionados com a difusão e implantação geográfica, as tipologias e modo de funcionamento, a diversidade de utilizações e a valorização patrimonial destes testemunhos.

Moinho de Maré de Alhos Vedros, Moita

Tall Ships e Fotografia

As Tall Ships Races são um dos acontecimentos desportivos mais espectaculares do mundo e, para os milhares de jovens participantes, representam uma experiência inesquecível e altamente enriquecedora.
Durante estas regatas, cada vez mais tripulantes procuram aproveitar o tempo em que não estão de serviço para registar e perpetuar a vivência a bordo dos grandes veleiros.
Consciente disso, a Sail Training International organiza um concurso fotográfico, sujeito a várias categorias e que nos oferece grandiosas imagens.






26 de novembro de 2009

Young Sail Trainer Volunteer of the Year: clipping de notícias

A notícia do prémio ganho pelo tripulante da caravela Vera Cruz, André Nogueira de Melo, vai correndo ao sabor do vento.
Deixamos aqui alguns links para órgãos de comunicação que publicaram a notícia:
Sail Training International
Fugas
I
Portugal Náutico
Rádio TerraNova
NáuticaPress
Clube Naval de Ponta Delgada
Faial Online
Turista Acidental
Vela Açores
Velocidade Online
Jornal feedback
Departamento de Oceanografia e Pescas - Universidade dos Açores
A União
Associação Nacional de Cruzeiros
Folha Náutica
Jornal Diário
Zeilen & Zeilen
Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar
Nautique
O Morro de São Paulo
Confiquatro
O Ribeira de Pera

Agradecemos a divulgação da notícia e solicitamos que quem tenha conhecimento de mais nos informe.

Sagres 2010: uma volta ao mundo

O navio-escola Sagres tem como grande objectivo para 2010 a realização de uma gigantesca operação que consistirá, caso consiga reunir os apoios necessários, numa volta ao mundo.

Neste momento a Sagres procura mecenas, patrocinadores ou entidades que apoiem o projecto da circum-navegação e permitam que a viagem anual de instrução dos acdetes seja complementada com a participação numa série de eventos de significativa importância como: Festivais Náuticos comemorativos dos 200 Anos das Juntas Nacionais dos países da América do Sul; 150 Anos do Tratado de Paz, Amizade e Comércio entre Portugal e o Japão; Expo 2010 em Xangai; 500 Anos da Expansão no Oriente - Macau, Dili, Singapura, Goa, etc.

A Sagres é um dos mais belos veleiros do mundo e um dos símbolos da Marinha e de Portugal, devendo ser acarinhada e apoiada no seus projectos que representam igualmente um contributo decisivo na promoção e visibilidade do país e na diplomacia cultural.

Recorde-se que ainda esta semana a Sagres foi premiada com o "Boston Teapot", o prémio da Sail Training International para o navio que mais milhas percorreu em 124 horas no ano de 2009.

25 de novembro de 2009

Fotografias da Caravela Vera Cruz

O nosso sócio Luís Monteiro interessa-se por fotografia desde 2006, ano em que viajou à Antárctica, a bordo do navio Europa. Está a finalizar um curso avançado de fotografia e tem exposto algumas das suas fotografias integrando iniciativas realizadas na cidade de Coimbra e na vila de Góis.
As fotografias que aqui se apresentam foram tiradas durante a viagem de Lisboa a Sesimbra quando a caravela Vera Cruz se deslocou ao estaleiro local.

Fotografias da entrega de prémios STI em Istambul

Já está disponível no site da Sail Training International o relatório final da conferência anual e uma série de fotografias em que se incluem as da entrega do prémio de Young Sail Training Volunteer of the Year ao nosso sócio André Nogueira de Melo e o Boston Teapot ao navio-escola Sagres pela sua brilhante performance ao longo de 124 horas.

António Lobato, presidente da Aporvela, recebe o prémio em nome de André Nogueira de Melo

O Comandante Proença Mendes recebe o troféu da Sagres

Projecto NAU Portugal

O projecto Nau Portugal pretende recuperar o conhecimento sobre os navios portugueses dos Descobrimentos e Expansão Marítima.
A equipa do IST/Texas A&M University está especialmente interessada nos aspectos relacionados com a caracterização técnica dos navios, ou seja, levantamento das formas dos cascos, arranjo interior e estrutura, mastreação, aparelho vélico e de manobra. As características anteriores são utilizadas para avaliar as qualidades nauticas dos navios.O trabalho tem incidido principalmente sobre uma Nau Quinhentista portuguesa, a presumível Nossa Senhora dos Mártires, a única até este momento cujos vestígios arqueológicos foram explorados e analisados por Arqueólogos Náuticos.

Veja o site deste ambicioso projecto.

24 de novembro de 2009

"Estaleiro de Brincadeiras" no Ecomuseu do Seixal

No próximo domingo, 29 de Novembro, as crianças e as famílias têm à sua disposição um programa interessante que conjuga a cultura, o Tejo.
O Núcleo Naval do Ecomuseu do Seixal lança a actividade "Estaleiro de Brincadeiras" em que se explora a exposição "Barcos, memórias do Tejo", a partir de um jogo tipo loto, abordando os espaços de trabalho, as profissões e os objectos relacionados com a construção naval e os barcos tradicionais do Estuário do Tejo.
Esta exposição apresenta uma série de modelos construídos ao longo de vários anos pelo Ecomuseu que ilustram as principais tipologias de embarcações tradicionais, de tráfego local e de pesca. Os recursos audiovisuais e multimédia dão a conhecer o património cultural do estuário do Tejo e procuram sensibilizar para a sua salvaguarda, convidando o visitante a percorrer outros lugares e a contactar directamente com eventos e testemunhos que fazem parte da cultura fluvial e marítima desta região.

23 de novembro de 2009

André Melo: Young Sail Training Volunteer of the Year

A Aporvela aproveita para felicitar o nosso sócio André Nogueira de Melo, de 23 anos, que acabou de conquistar este prestigiado prémio na conferência anual da Sail Training International que decorreu em Istambul.
A Aporvela decidiu candidatar o André após a sua brilhante prestação na regata Tall Ships races Baltic 2009. No Báltico, o André foi um dos 12 "Jovens e o Mar" de 2009 e navegou a bordo do Flying Dutchman.
Quando pensava que ia navegar de Gdynia a Helsínquia e depois abandonar o barco, o André foi surpreendido com um convite para permanecer no veleiro como deckhand e navegar até Klaipeda, Rostock e outros portos do Norte da Europa. No fim de tudo, em vez de quinze dias, esteve a bordo cerca de um mês e meio.
Na caravela Vera Cruz o André é um dos tripulantes mais assíduos e comprometidos.

Este prémio representa um grande incentivo para a Aporvela e o seu programa "Jovens e o Mar" e um justo reconhecimento da vontade e do desejo do André Nogueira de Melo em estar ligado ao Mar, à Vela e aos Grandes Veleiros.

Navio-escola Sagres e jovem velejador português ganham prémios internacionais de vela.

A conferência anual da Sail Training International decorreu em Istambul, Turquia, nos passados dias 20 e 21 de Novembro.
Portugal fez-se representar por membros da Aporvela – Associação Portuguesa de Treino de Vela, pelo comandante Proença Mendes do navio-escola Sagres e pela Câmara Municipal de Ílhavo através do Presidente José Ribau Esteves e do Vereador Paulo Costa.
Na conferência final foi atribuído à Sagres o “Boston Teapot” que premeia o navio que percorreu a maior distância à vela num período de 124 horas. A Sagres alcançou uma notável marca de 1230 milhas náuticas nesse período.
Outro dos prémios foi atribuído ao jovem André Nogueira de Melo de 23 anos, membro da Aporvela e da tripulação da caravela Vera Cruz que foi distinguido como jovem tripulante voluntário do ano pelo seu trabalho a bordo da caravela e de um veleiro durante a Tall Ships Race 2009 no Báltico- Este jovem navegou através do programa “Jovens e o Mar” da Aporvela que visa oferecer à juventude portuguesa condições para a navegação a bordo de grandes veleiros e a realização de treino de mar.
Em 2012, cerca de cem destes grandes veleiros virão a Lisboa para um dos maiores eventos náuticos de sempre a acontecer no nosso país: a Tall Ships Race Lisboa 2012.

Fotografia do André tirada a bordo do Flying Dutchman

19 de novembro de 2009

Conferência anual da Sail Training International

Começa hoje em Istambul a conferência anual da Sail Training International de que a Aporvela é membro fundador e onde estará representada.
A STI é uma instituição sem fins lucrativos que promove o treino de vela a nível mundial e, entre outras actividades, organiza as Tall Ships Races, regatas a bordo de grandes veleiros desenhadas especialmente para a juventude ter uma experiência de mar e de vela.
A conferência deste ano, como habitualmente dividida em workshops de treino de vela e host-ports (portos de acolhimento de regatas e tall ships), terá os seguintes grandes temas de discussão: segurança no mar; lidar com jovens e cativá-los; economia dos eventos de tall ships.
O programa completo da conferência pode ser encontrado aqui.

18 de novembro de 2009

Embarcações típicas do Golfo Pérsico

No passado dia 7 de Novembro ocorreu uma espectacular regata de embarcações típicas no Dubai, Emirados Árabes Unidos.
Esta regatas são efectuadas no dhow de 22 pés, um pequeno barco de madeira especialmente desenhado para o treino de vela de crianças e jovens. O dhow era a embarcação utilizada durante os anos da exploração de pérolas no Golfo Pérsico e ainda para a realização de viagens relativamente longas. Nessa altura, o dhow, geralmente tinha 60 ou 43 pés.
Com o fim do comércio das pérolas, as embarcações também foram gradualmente desaparecendo até que, em 1991, o xeque al Maktoum decidiu realizar uma regata de dhows e a tradição foi reaparecendo. Hoje as regatas são constantes e há cada vez mais embarcações.
Eis mais um exemplo do que pode e deve ser feito na recuperação das embarcações típicas e da memória marítima e fluvial de cada país que é mais uma mais-valia para a preservação dos usos e costumes e da diversidade cultural, que confere igualmente uma excelente oportunidade turística.


16 de novembro de 2009

International Meeting on Marine Resources em Peniche


Começa hoje em Peniche e dura até ao próximo dia 18 o International Meeting on Marine Resources 09.
Este encontro de especialistas internacionais visa comunicar e divulgar o mais recente conhecimento sobre os recursos marinhos que permitam perceber e analisar a sustentabilidade do Mar e da Terra. Os temas centrais são "biodiversidade e conservação", "gestão de pesqueiros", "biotecnologia azul", "aquacultura", "tecnologia dos alimentos marinhos", "novos conhecimentos".
O colóquio decorre na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar e o programa pode ser encontrado aqui.

Dia Nacional do Mar

A Sociedade de Geografia de Lisboa associa-se à celebração do Dia Nacional do Mar, em 16 de Novembro de 2009, mediante a organização de uma jornada comemorativa sob o tema “O Oceano – Comunicação e Participação”.
Às 14:00 será aberto o seminário "Como tornar mais eficientes a comunicação e a participação nos assuntos do Mar?" e às 18:00 terá lugar uma sessão solene evocativa do Dia Nacional do Mar.
Esta iniciativa tem lugar no auditório da Sociedade, em Lisboa

13 de novembro de 2009

Alexander von Humboldt em Lisboa

Já chegou a Lisboa o imponente tall ship Alexander von Humboldt.
Originalmente construído em 1906, só em 1988 foi reconvertido como embarcação de treino de vela e, desde então, milhares de jovens passaram por ele e foram formados nas coisas do mar, da navegação e da vela.
A embarcação tem casco e 25 velas verdes, diferenciado-se dos demais.
Depois desta escala em Lisboa, no rumo dos habituais cruzeiros no Sul da Europa, esperamos que este belo veleiro nos visite na Tall Ships Race de Lisboa em 2012.

Características Técnicas:
Comprimento: 62,55 m
Boca: 8 m
Calado: 4,5 m
Área vélica: 1035 m2

11 de novembro de 2009

Caravela e Irmandade de São Roque

No passado dia 4 de Outubro a Aporvela e a caravela Vera Cruz tiveram a grata oportunidade de participar nas comemorações de mais um aniversário de São Roque.
A Irmandade da Misericórdia de São Roque de Lisboa criou uma autêntica recriação histórica da cidade quinhentista e o resultado foi agora publicado no jornal Voz das Misericórdias.

Dia Nacional do Mar em Peniche

A Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar e a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental assinalam o Dia Nacional do Mar com uma demonstração do ROV LUSO, um veículo de operação remota para exploração de fundos oceânicos de grande profundidade e tem capacidade para atingir os 6000 metros.
A demonstração vai ocorrer junto ao novo cais da sardinha de Peniche, entre 14 e 16 de Novembro, sendo ainda apresentadas algumas das actividades das duas entidades.

Novas instalações da Aporvela

Informamos todos os associados e parceiros que as novas instalações da Aporvela ficam na:
Travessa do Conde da Ponte, nº8 r/c
1300-141 LISBOA

Os restantes contactos mantêm-se inalterados.

3 de novembro de 2009

Lembrança de Klaipeda

Um dos jovens que participou na Tall Ships Baltic Race 2009 através do programa Jovens e o Mar da Aporvela teve o bonito gesto de nos recordar na sua estadia por Klaipeda e presenteou-nos com um simpático postal em que se avista o Christian Radich, justamente o barco de treino norueguês em que ele participou.
Daqui um abraço e o nosso agradecimento para o João Neves.

2 de novembro de 2009

Tall Ships em Belfast ganha prémio de Turismo

A recepção aos grandes veleiros no final do Tall Ships Atlantic Challenge foi considerado o maior evento turístico da Irlanda em 2009, atraindo cerca de meio milhão de pessoas à capital da Irlanda do Norte - nos quatro dias do evento acorreu um número de espectadores equivalente a cerca de metade da população da região.
Em termos de retorno económico, a Câmara Municipal, estima que as receitas directas do evento andem na ordem de 10 milhões de libras.
Este fim de semana, nos prémios de Turismo da Irlanda do Norte, a Tall Ships' Race conquistou o prémio de Melhor Evento/Iniciativa de Marketing de 2009.
Eis mais uma prova da vitalidade, do interesse e e da dinâmica que os tall ships e as respectivas regatas vêm granjeando um pouco por todo o mundo e que, decerto terá o seu reflexo quando estes visitarem Lisboa em 2012.

A lista dos prémios pode ser consultada aqui.