Portugal fez-se representar por membros da Aporvela – Associação Portuguesa de Treino de Vela, pelo comandante Proença Mendes do navio-escola Sagres e pela Câmara Municipal de Ílhavo através do Presidente José Ribau Esteves e do Vereador Paulo Costa.
Na conferência final foi atribuído à Sagres o “Boston Teapot” que premeia o navio que percorreu a maior distância à vela num período de 124 horas. A Sagres alcançou uma notável marca de 1230 milhas náuticas nesse período.
Outro dos prémios foi atribuído ao jovem André Nogueira de Melo de 23 anos, membro da Aporvela e da tripulação da caravela Vera Cruz que foi distinguido como jovem tripulante voluntário do ano pelo seu trabalho a bordo da caravela e de um veleiro durante a Tall Ships Race 2009 no Báltico- Este jovem navegou através do programa “Jovens e o Mar” da Aporvela que visa oferecer à juventude portuguesa condições para a navegação a bordo de grandes veleiros e a realização de treino de mar.
Em 2012, cerca de cem destes grandes veleiros virão a Lisboa para um dos maiores eventos náuticos de sempre a acontecer no nosso país: a Tall Ships Race Lisboa 2012.
Fotografia do André tirada a bordo do Flying Dutchman
2 comentários:
1200 milhas em 124 horas... estes marinheiros devem estar loucos!
quem me dera ter estado com eles...
Ah bela Sagres... boa sorte na volta ao mundo e na angariação de patrocínios!
Enviar um comentário