23 de novembro de 2009

Navio-escola Sagres e jovem velejador português ganham prémios internacionais de vela.

A conferência anual da Sail Training International decorreu em Istambul, Turquia, nos passados dias 20 e 21 de Novembro.
Portugal fez-se representar por membros da Aporvela – Associação Portuguesa de Treino de Vela, pelo comandante Proença Mendes do navio-escola Sagres e pela Câmara Municipal de Ílhavo através do Presidente José Ribau Esteves e do Vereador Paulo Costa.
Na conferência final foi atribuído à Sagres o “Boston Teapot” que premeia o navio que percorreu a maior distância à vela num período de 124 horas. A Sagres alcançou uma notável marca de 1230 milhas náuticas nesse período.
Outro dos prémios foi atribuído ao jovem André Nogueira de Melo de 23 anos, membro da Aporvela e da tripulação da caravela Vera Cruz que foi distinguido como jovem tripulante voluntário do ano pelo seu trabalho a bordo da caravela e de um veleiro durante a Tall Ships Race 2009 no Báltico- Este jovem navegou através do programa “Jovens e o Mar” da Aporvela que visa oferecer à juventude portuguesa condições para a navegação a bordo de grandes veleiros e a realização de treino de mar.
Em 2012, cerca de cem destes grandes veleiros virão a Lisboa para um dos maiores eventos náuticos de sempre a acontecer no nosso país: a Tall Ships Race Lisboa 2012.

Fotografia do André tirada a bordo do Flying Dutchman

2 comentários:

Anónimo disse...

1200 milhas em 124 horas... estes marinheiros devem estar loucos!
quem me dera ter estado com eles...

José Castro disse...

Ah bela Sagres... boa sorte na volta ao mundo e na angariação de patrocínios!