20 de abril de 2011

Um grande veleiro que ajuda no Japão

Dezenas de engenheiros japoneses envolvidos na contenção do pior desastre nuclear civil do país estão a receber o seu primeiro alimento quente e repouso em dias numa escuna de 110 metros da marinha mercante, atracada em Onahama, uma das áreas afectadas pelo tsunami recente.
O Kaiwo Maru, significa Rei dos Mares em Português, é uma barca de quatro mastros, foi construído em 1989, e encontra-se habitualmente no porto de Tóquio, podendo acomodar até 200 pessoas, normalmente cerca de 128 trainees e restante tripulação permanente.
Onahama fica a cerca de 50 km a sul da central nuclear de Fukushima, que foi seriamente danificada por um terramoto de magnitude 9 e tsunami na costa nordeste do Japão em 11 de Março.
Antes da disponibilidade do Kaiwo Maru muitos dos engenheiros que trabalham na unidade atingida tinham que dormir no chão da central nuclear e só tinham acesso a alimentos pré-cozidos simples, como noodles. Susumu Toya, o director do departamento do Kaiwo Maru, disse que o navio chegou a 21 de Março e permanecerá na estação até que seus suprimentos de comida existente esgotem. "O nosso trabalho é fornecer um lugar para os engenheiros dormirem, comerem, tomarem banho e terem a oportunidade de relaxar", disse Toya durante uma entrevista no cais do porto, que ainda está cheia de guindastes torcidos e carros envolvidos em postes de telefone. "Estamos fazer o nosso melhor para levantar o ânimo", disse.
FONTE: Sail Training International

Sem comentários: