26 de fevereiro de 2010

Plastiki: um cataman de garrafas com mensagem ambiental

Um jovem herdeiro de uma das maiores fortunas mundiais iniciou a construção de um catamaran e pretende utilizá-lo para passar uma mensagem ambiental sobre os mares e o uso excessivo do plástico.

O Plastiki foi construído com mais de 12 mil garrafas de plástico de refrigerantes e o seu nome evoca o mítico Kon-Tiki em que Thor Heyerdahl atravessou o Pacífico em 1947.
David de Rotschild propõe-se a levar o Plastiki até à Austrália, cruzando o já famoso cemitério de plástico no meio do Oceano. Esta mancha de plástico tem cerca de 1000 kms. de extensão e quase dez metros de profundidade; calcula-se que haja cerca de 100 milhões de toneladas de plástico.
Esta iniciativa já valeu ao velejador a alcunha de "eco-guerreiro bilionário".
Para saber mais consulte o LA Times

25 de fevereiro de 2010

Novas fotografias: Brasil 500

Mais um grupo de imagens que retratam a odisseia marítima da caravela Boa Esperança da Aporvela na regata Brasil 500 - Comemorações no Mar.
Eis algumas fotografias da perna Lisboa-Funchal.





Piratas da Somália - A Marinha no combate à pirataria do século XXI


O Museu de Marinha inaugura hoje a exposição temporária "Piratas da Somália - A Marinha no combate à Pirataria do Século XXI" que, para além de apresentar ao público equipamentos militares e materiais utilizados pelos piratas, fornece também uma retrospectiva histórica sobre este fenómeno.
Os materiais e equipamentos presentes na Exposição dizem respeito aos objectos apreendidos pelo NRP Corte-Real na sua missão enquanto Navio-Almirante da STANDING NATO MARITIME GROUP ONE (SNMG1) e aos equipamentos utilizados pelos Fuzileiros nas acções de abordagem aos navios pirata.
A exposição estará patente na Sala Maufroy de Seixas até ao final do ano.

24 de fevereiro de 2010

Brasil 500: foi há quase 10 anos

Nos próximos dias vamos aqui deixar uma série de fotografias que ilustram a navegação da Caravela Boa Esperança durante a regata Brasil 500.

Participantes

O Búzio ficou em Lisboa

O "anexo" da Boa Esperança

O Cisne Branco da Armada Brasileira

Tenda com convidados em Belém

Parte da tripulação da primeira perna

Já no mar

23 de fevereiro de 2010

Sinais da Barra de Lisboa em 1864

Para quem se interessa pela história de Lisboa e do seu porto deixamos aqui um mapa dos sinais utilizados na barra de Lisboa em 1864.


Retirado do site da Biblioteca Nacional Digital

19 de fevereiro de 2010

Memórias de Fragateiros


No próximo dia 13 de Março (sábado) às 10:00 decorrerá na Sociedade de Geografia de Lisboa uma sessão de grande interesse ligado à marinha do Tejo: um vasto rol de arrais de embarcações típicas do Tejo darão uma palestra intitulada "Memórias de Fragateiros".

Os "fragateiros" em questão são: António Cardoso (Montijo), Cipriano Rodrigues (Sarilhos Pequenos), Fernando silva (Moita), Joaquim Pessoa Gonçalves (Moita), José António aranha (Montijo), José Simões (Moita), Manuel Amador de Matos (Vila Franca de Xira), Marcolino Cardoso Fernandes (Sarilhos Pequenos), Mário José Marques (Alcochete) e Tomás Emídio (Sarilhos Pequenos).

Eis mais um importante contributo para a preservação da memória náutica e fluvial do Tejo, das suas embarcações típicas e um estímulo para a manutenção de uma identidade indissociável do estuário do Tejo.

18 de fevereiro de 2010

Brasil 500: foi há quase 10 anos

A regata Brasil 500 organizada pela Aporvela está quase a fazer 10 anos.
Foi a 8 de Março que as embarcações largaram de Lisboa para comemorar no mar os 500 anos do achamento do Brasil.
No blog João Carioca está disponível um fantástico logbook que dá conta das peripécias vividas no Mar e em terra.
Aqui no blog também vamos relembrar essa excepcional regata e vamos colocar uma série de fotos que retratam a odisseia da caravela Boa Esperança.

12 de fevereiro de 2010

Fórum Empresarial da Economia do Mar

O Fórum Empresarial da Economia do Mar é uma associação de várias empresas que, na sequência do estudo "Hypercluster da Economia do Mar", elaborado pelo Professor Ernâni Lopes, vai promover várias acções no sentido de promover a economia do mar.
O principal objectivo é colocar Portugal como um importante "player" mundial do sector em 2025. Ou seja, há muito a fazer!
Neste momento já muitas empresas decidiram tornar-se sócias fundadoras do Fórum mas muitas outras ainda o podem fazer.

Embarcações tradicionais de Maputo

Um belo vídeo de embarcações tradicionais ao largo de Maputo, retirado do Mar das Garrafas, interessantíssimo blog sobre a arte de construir barcos em garrafas, mas não só..

Tall Ships Sexy Magazine

Uma nova revista electrónica está apostada em fazer passar a mensagem de que os grandes veleiros e as tall ships races não são inacessíveis, elitistas e torná-los mais apelativos junto dos jovens.
Ao fim e a o cabo, as regatas, os tall ships e o treino de vela existem, sobretudo, por causa e para a juventude - numa Tall Ship Race, por exemplo, metade dos tripulantes de cada embarcação tem de ter até 25 anos.
A Tall Ships Sexy Magazine tem como mote fazer pelos grandes veleiros o que os Rolling Stones fizeram pela música.... e, para já, conta com interessantes reportagens sobre alguns navios e tripulantes.

Atenção: esta revista não tem conteúdos para menores de 18 anos - nem podia dado que qualquer jovem, a partir dos 15 anos pode embarcar num programa de treino de vela.
A propósito - já espreitou programa "Jovens e o Mar" da Aporvela?

10 de fevereiro de 2010

Course de l'Europe Tag 1987

A APORVELA foi a organizadora nacional deste evento náutico patrocinado pela então CEE.
O Course de l'Europe era uma prova internacional realizada por etapas sucessivas tocando vários portos de países da comunidade económica europeia.
Em 1987 realizaram-se as seguintes etapas:
Haia - Bremerhaven
Bremerhaven - Edimburgo
Edimburgo - Dublin
Dublin - Lorient
Lorient - Vilamoura
Vilamoura - Barcelona
Barcelona - Toulon
Toulon - San Remo

8 de fevereiro de 2010

Velas Sudamerica 2010: Rio de Janeiro

Foi ontem que mais de um milhão de pessoas se concentraram no Rio de Janeiro para assitir à largada da Regata do Bicentenário da América Latina: Velas Sudamérica 2010.
A primeira perna da regata ligará a cidade carioca ao Mar de Plata na Argentina e conta com nove tall ships: Cisne Branco (Brasil), Libertad (Argentina), Esmeralda (Chile), Gloria (Colômbia), Guaias (Equador), Juan Sebastian Elcano (Espanha), Cuauhtémoc (México), Capitán Miranda (Uruguai) e Simón Bolivar (Venezueal).
Os grandes veleiros estiveram atracados nos últimos dias no cais da Praça Mauá e, depois de soltarem as amarras, alinharam-se na Baía de Guanabara, desfilando por Copacabana, Ipanema, Leblon e Barra da Tijuca.
Recorde-se que a portuguesa Sagres irá juntar-se a esta fantástica regata.

Allan Villiers: The Cape Horn Road

Mais um grandioso documentário de Allan Villiers: belas imagens e grandes comentários.



5 de fevereiro de 2010

Sail Amsterdam 2010

Um dos maiores eventos náuticos do mundo ocorre de 19 a 23 de Agosto de 2010 em Amsterdão. O Sail Amsterdam só acontece de cinco em cinco anos e vale a pena ir dando uma espreitadela para o que aí virá!

Carnaval no Museu Marítimo de Ílhavo

O Carnaval chega ao Museu Marítimo de Ílhavo e com ele mergulhos de fantasia!
O Serviço Educativo do Museu propõe um conjunto de actividades lúdico-pedagógicas, envolvidas pela brincadeira e folia da época. Num programa destinado aos mais jovens e famílias, convidamos para uma viagem pelos Descobrimentos e pelo desconhecido em busca dos Monstros e Mitos Marinhos, bem como conhecer a bravura dos nossos pescadores do bacalhau, que nos Mares do Norte enfrentaram os temíveis Corsários.
A oferta destina-se a crianças entre os 3 e 12 anos e é composta por uma visita ao Mundo do Fantástico com oficinas de máscaras, onde cada criança criará a sua
própria personagem e participará em jogos divertidos.

O programa decorrerá nos dias 13, 16 e 17 de Fevereiro e tem uma duração média de 90 minutos.

Mais informações:
Museu Marítimo de Ílhavo
Navio-Museu Santo André
Av. Dr. Rocha Madail 3830-193 Ílhavo, Portugal

4 de fevereiro de 2010

Newsletter de Fevereiro da Aporvela

Habitualmente a Aporvela envia aos seus associados a newsletter mensal.
Fevereiro não foi excepção e, desta feita, decidimos dedicar um número ao programa Jovens e o Mar que visa levar jovens portugueses a bordo de grandes veleiros nas Tall Ships Races.
O ano passado foram 12 jovens e um deles conquistou um importante prémio para Portugal.
Em 2010 queremos continuar a crescer o número de portugueses (uma regata chega a ter quatro mil jovens tripulantes) e o contributo de todos é fundamental.
Não deixe de ver o programa completo no site da Aporvela.


3 de fevereiro de 2010

Regata do Bicentenário: Velas Sudamerica 2010

Iniciou-se ontem no Rio de Janeiro a Velas Sudamerica 2010 com um desfile de oito grandes veleiros pela baía da cidade e pelas praias de Ipanema e Copacabana.
A regata do bicentenário vai passar por Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, República Dominicana e México. Esta grandiosa organização começa no Brasil, dobra o cabo Horn, sobe a costa ocidental da América Latina, atravessa o canal do Panamá e navega pelo Caribe até Veracruz.
A Sagres é um dos tall ships presentes em algumas das pernas desta regata.

NRP Sagres Volta ao Mundo 2010: vídeo

Não percam o vídeo de promoção da circum-navegação da Sagres.
São fantásticas imagens da barca de três mastros e entrevistas com alguns dos protagonistas desta navegação.
Recorde-se que esta viagem vai levar a Sagres a dezanove países e vinte e sete portos mundiais, incluindo a participação na regata do bicentenário na América Latina e na Exposição Universal de Xangai.

2 de fevereiro de 2010

Concurso nacional Kit do Mar


No âmbito da implementação do projecto “Kit do Mar” a EMAM, Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar, a Agência Cascais Atlântico e a Estrutura de Missão para Extensão da Plataforma Continental (EMEPC), organizam o Concurso Nacional para a atribuição de prémios aos melhores trabalhos desenvolvidos durante o ano lectivo 2009/2010, associados à temática Mar.

Prémios:
1º Prémio: Embarque num navio de investigação
2º Prémio: Visita ao Oceanário de Lisboa - “Dormir com tubarões”
3º Prémio: Visita ao Zoomarine de Albufeira - “Volta ao Zoomarine em 60 m”

Consulte o regulamento.

1 de fevereiro de 2010

Baldeação na Sagres

A Sagres está agora a 2ºN, caminho de São Salvador da Baía e do Velas Sudamérica 2010 com aguaceiros, 28º à sombra e água do mar a 27º!

O retorno económico de uma Tall Ships Race II

As Tall Ships Races são regatas que acontecem todos os anos, em especial nos mares da Europa, nos Estados Unidos e na Oceânica.
Uma regata do género reúne, por norma, algumas dezenas de grandes veleiros e milhares de tripulantes, sobretudo jovens em busca de uma experiência de mar e de uma aventura inesquecível - justamente o mote do programa Jovens e o Mar da APORVELA.
No mar a acção é total em busca dos lugares cimeiros. Nos portos os tall ships abrem o convés à população e às empresas: são milhares (por vezes milhões) de pessoas que acorrem a estes grandes eventos náuticos e que, naturalmente, têm um impacto significativo nas economias locais.
Em 2009, Halifax no Canadá recebeu uma etapa da Tall Ships Atlantic Challenge (onde esteva a nossa Sagres) e foram divulgados os respectivos resultados económicos - 32.8 milhões de dólares de retorno para a economia local; 2.5 milhões de dólares em impostos directos e taxas de combustível.

Em 2012 é a vez de Lisboa acolher uma etapa destas regatas!