3 de fevereiro de 2010

NRP Sagres Volta ao Mundo 2010: vídeo

Não percam o vídeo de promoção da circum-navegação da Sagres.
São fantásticas imagens da barca de três mastros e entrevistas com alguns dos protagonistas desta navegação.
Recorde-se que esta viagem vai levar a Sagres a dezanove países e vinte e sete portos mundiais, incluindo a participação na regata do bicentenário na América Latina e na Exposição Universal de Xangai.

1 comentário:

Unknown disse...

"A todos os militares da briosa que seguem a bordo da barca, que Poseidon vos conceda a sua graça e que Neptuno vos confira toda a sua deferência. Que Zeus vos seja benevolente, seja qual for o oceano que naveguem não permitindo que Eurus vos incomode.
Não será necessário frisar a honra que é navegar com as cores nacionais a adejar a popa, nem tão pouco o pundonor que é levar a cruz nascida da Ordem Suprema e Militar dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão que matizam em todo o seu esplendor o pano da "Sagres", tal como à seculos atrás diferenciavam as caravelas lusitanas pelo mundo.
Ao Sr. Comandante, cai-lhe sobre os ombros a boa fortuna da guarnição e do navio, pesado fardo bravo Sr. e que seguramente o fará com ventura. Jamais se esqueça insigne comandante, o Navio Escola é o mais distinto navio da Marinha de Guerra Portuguesa, o melhor veleiro do mundo.
Usei o alcaixe com orgulho e como todo o marujo que navegou neste sempiterno emblema nacional que é a “Sagres”, não vos posso desejar com todo o coração e grandeza de alma uma boa jornada pois parte desse órgão torácico que me late no peito e essa que é a representação da consciência, caráter e sentimento ficou de maneira perenal por entre as anteparas da barca.
Camaradas, espero com toda a lhaneza, que a Pátria vos volte a ver a todos intácteis e que o saudoso abraço dos vossos entes queridos vos receba como os verdadeiros embaixadores que são deste Portugal cujos montes Viriato calcorreou, fronteiras que São Nuno de Santa Maria defendeu e feitos que Luís Vaz cantou.
"A PÁTRIA HONRAE........"