10 de dezembro de 2010

Velejador oceânico Francisco Lobato visita escola ensino básico em Peniche

A Vera Cruz da Aporvela e o Roff -Tempo Team do Francisco Lobato

No próximo dia 13 de Dezembro o velejador oceânico e sócio da Aporvela Francisco Lobato estará em contacto com crianças do concelho de Peniche.
A caminho de colocar o seu ROFF/Tempo-Team − um barco classe “Figaro Bénéteau 2” − no
estaleiro, o velejador fará uma pequena paragem em Peniche, visitando a escola do ensino básico (1º ciclo) de Ferrel, onde é aguardado por uma turma de 23 crianças de 8 anos de idade.
Chegará a Peniche no domingo e pernoitará no porto. Na segunda de manhã um autocarro da Rodotejo com uma imagem sua no óculo traseiro, acompanhará o grupo nas deslocações entre o porto e a escola. Durante o período da manhã decorrerá uma sessão na sala de aula, com projecção de imagens e vídeo (especialmente seleccionadas para as crianças) que mostra como é a sua vida a bordo, o que é participar em regatas oceânicas e o seu barco. De seguida as crianças irão ao porto (caso o tempo o permita), para conhecerem de perto esta embarcação que já conta com muitas milhas navegadas em águas internacionais.
O ROFF/Tempo-Team estará atracado em Peniche só no dia 13 e estará visível para quem
passear ao longo do porto, junto ao cais de embarque para as Berlengas.
O MAR é já um tema habitual para esta turma que no ano passado estudou o tema “fundos
do mar”. As crianças serão preparadas para esta visita recebendo antecipadamente uma pasta com informação (biografia de F.L., história “Barco à vista!”, cd com boletins “Aventura à Vista!”/FL) que será uma sugestão de trabalho em sala de aula.
Francisco Lobato foi precedido na vela oceânica por velejadores lendários como João
Cabeçadas e Miguel Lacerda (padrinho honorário do Programa CORIS), que levaram o nome de Portugal para o circuito mais exigente da vela. É o único velejador português a navegar em solitário e o seu barco é único em Portugal.
Esta é uma iniciativa do Projecto No Reino do Dragão através do “Programa CORIS, ao
encontro dos oceanos” que tem como objectivo divulgar a riqueza dos mares portugueses e a presença portuguesa nos oceanos. Por tal acompanha as prestações desportivas de Francisco Lobato.
Durante a campanha “Vamos mergulhar na música!” que decorreu durante o verão, foram
elaborados os boletins “Aventura à vista” - que relataram a magnífica estreia na prova La Solitaire du Figaro (campeonato francês de vela oceânica) - e foi colocada uma imagem num autocarro rápido Peniche-Lisboa. É esse mesmo autocarro que acompanhará o grupo.
Esta iniciativa conta com o apoio da Escola Básica do 1º.Ciclo de Ferrel (onde decorre a visita), do Porto de Peniche IPTM –Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, I.P. (que acolhe a embarcação e permite a atracagem em local visível) e da Rodotejo, que disponibilizou o autocarro “Rápida” com a imagem de Francisco Lobato e ainda da EMAM-Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar, que ofereceu lembranças (chapéu e camisola) aos alunos.

Sem comentários: