19 de novembro de 2010

Comandante da Caravela Vera Cruz é o melhor voluntário do Ano!

Um dos dois comandantes da Caravela Vera Cruz, João Lúcio da Costa Lopes, ganhou o prémio da Sail Training International para Melhor Voluntário de Treino de Vela do ano 2010.
A distinção foi-lhe atribuída este fim-de-semana na Conferência Anual da STI que juntou em Stavanger, na Noruega, delegados de 30 países que fazem parte da entidade que congrega as associações nacionais e grandes veleiros para o treino de vela e de mar.
O Comandante da Vera Cruz, Caravela construída pela APORVELA - Associação Portuguesa de Treino de Vela –, foi distinguido entre vários de candidatos ao prémio que comandam os “Tall Ships” que todos os anos navegam entre várias cidades da Europa.

Presidente da Aporvela, António Lobato, recebe prémio em nome do Cmdt. Costa Lopes

Esta é a segunda distinção obtida por Portugal em dois anos consecutivos. No ano passado, André Melo foi distinguido com o prémio de Melhor Jovem Voluntário, depois de ter sido um dos muitos aprendizes colocados pela APORVELA num Grande Veleiro, ao abrigo do programa “Jovens e o Mar”.
Este prémio vem reforçar as actividades da Aporvela e constitui mais uma prova de que estamos bom caminho e que o nosso programa é reconhecido internacionalmente. Recorde-se que em 2009 navegámos até Viana do Castelo e integrámos a maior expedição científica de sempre ao largo das Ilhas Selvagens, para além de termos enviado um grande número de jovens às Tall Ships Races.


João Lúcio e José Inácio da Costa Lopes, Comandantes da Caravela Vera Cruz da Aporvela no Funchal

Em 2012, Lisboa vai receber uma das etapas das Tall Ships Races, regatas organizadas anualmente pela STI, num acontecimento internacional que vai encher o Rio Tejo de centenas de Grandes Veleiros e a zona ribeirinha de tripulações e visitantes das mais diversas origens e culturas.

2 comentários:

Anónimo disse...

Os meus sinceros parabéns para o João Lúcio, extensivos ao Zé Inácio, pela dedicação de longos anos ao serviço das Caravelas.
A Aporvela certamente se sentirá orgulhosa desta distinção.
Acho que o prémio mereceria uma divulgação a condizer, nos meios de comunicação.
João Guimarães Marques

André Nogueira de Melo disse...

Um entusiasta pela arte de navegar: capaz e orgulhoso, cruza mares, e oceanos, usando vento e constelações. Pronto, lúcido e voluntário no ensinar, o Cmt. J. Lúcio. Parabéns, pelo merecido reconhecimento.