19 de outubro de 2010

II Congresso Mares da Lusofonia

O II Congresso Mares da Lusofonia irá realizar-se nos próximos dias 21 e 22 de Outubro, no Centro Cultural de Cascais, onde o tema principal será a extensão da Plataforma Continental, e suas implicações de natureza política, jurídica, de segurança, ambiental, científica, tecnológica e económica.

As Jornadas serão constituídas por uma conferência de abertura, cinco painéis temáticos e uma conferência final com a participação especial do Prof. Dr. Rui Ramos. Irão intervir também, como moderadores, os Professores Carvalho Rodrigues, Marques Guedes, Almeida Ribeiro, Vidal de Abreu e Poças Esteves.

Os painéis temáticos irão abordar questões como:
A extensão da Plataforma Continental – ponto de situação
Implicações políticas e segurança
Aspectos jurídicos
Ambiente, investigação científica e tecnologia
A valia económica do fundo do mar

Através da abordagem destes temas, pretende-se desenvolver uma reflexão acerca da importância dos Mares e das respectivas Plataformas Continentais, na vertente estratégica, de segurança, jurídica, ambiental, científica, tecnológica e económica.

A 2.ª edição destas Jornadas surge na sequência do I Congresso dos Mares da Lusofonia que decorreu em 2008, em Lisboa. Dado o sucesso da iniciativa, ficou estabelecido que o encontro seria realizado de dois em dois anos, em diversos países lusófonos, rotativamente, visando contribuir para o alargamento e divulgação dos conhecimentos científicos relativos ao uso dos espaços marítimos, bem como encontrar áreas comuns de cooperação que potenciem o desenvolvimento das economias do Mar dos diversos países de expressão portuguesa.

A participação no Congresso é gratuita e aberta a todo o público interessado.
Consulte o programa e inscreva-se.

Sem comentários: