27 de julho de 2010

Carta do André Melo a bordo da Sagres

Pacífico

Já passaram 50 horas desde que a viagem começou, a saída do Hawaii foi arrepiante, pelo menos para mim que pela primeira vez pude ver a abertura de todo este pano branco que nos transporta pelo Pacífico, relembro o nome deste oceano pois é exactamente assim que ele se encontra, temos navegado a uma proa 270º, com vento a entrar pela alheta de estibordo, estamos com a motor desligado, e navegamos a uma velocidade de 6 nós, o vento ronda os 15nós, já subi ao mastro, foi-me atribuído o traquete, mastro da vante, estive na Sobre, vela mais alta do mastro, fui a 45 metros de altura, comigo veio um marinheiro da guarnição e um cadete angolano, na escola naval estudam vários palop, são bolseiros, foi bom, muito bom.
Após a largada, onde fui convidado para estar apenas na ponte como convidado passivo, engreno agora no serviço de quartos, quatro horas de serviço na ponte, ou de quarto à manobra, em cada oito ou doze horas. O mar está muito azul, temos visto
peixes voadores, tartarugas e o comandante Pescou um enorme dourado.

Quero-vos apenas transmitir que tudo corre pela melhor, somos cerca de sete convidados, eu sou o único português e civil.

Para a guarnição a minha presença é muito bem-vinda, após 7 meses de navegação, uma cara nova, é um alívio, troco uns dedos de conversa com quem calha, cansaço, as saudades da família e namoradas, outros finalmente admitem ter um enorme prazer por estar a concretizar esta viagem. Nada melhor do que as emoções dos portugueses a viver em comunidades pelo mundo fora, no momento em que podem por instantes subir a bordo, pisar este solo nacional.

É um navio muito bonito, ainda sinto estranheza à imensa dimensão. Tenho muitos dias pela frente.

O comandante fuma cachimbo e transmite confiança e inspiração.

Por agora me despeço, estou neste momento no fuso -12 horas, em breve cruzamos a linha internacional de mudança da data, como tal passo a estar no fuso +12 horas.

Beijos e Abraços

AM

7 de Julho de 2010 12:45 (Fuso -11)

Sem comentários: