16 de junho de 2010

Uma mensagem do Comandante Proença Mendes sobre o concurso Jovem Marinheiro

Pedro Proença Mendes é o Comandante do Navio-Escola Sagres, uma barca de três mastros que actualmente se encontra a fazer uma circum-navegação.

A Sagres é unanimemente considerada um dos mais belos grandes veleiros do mundo e presença regular nas Tall Ships Races. Ao lado está a barca como capa do calendário do tall ships de 2011, fotografada por Thad Koza. Os concorrentes ficam a saber que os seus vídeos foram analisados pelo comandante a bordo da Sagres, algures no Pacífico…

“Aos premiados do Concurso “Jovem Marinheiro 2010”, dou-vos os meus parabéns e dou as boas vindas ao lote de marinheiros de grandes veleiros, a mais nobre forma de navegar. À vela, com muita dedicação, espírito de grupo e entre amigos. Aproveitem a oportunidade e dêem o vosso melhor pois o vosso esforço será compensado no dobro, em prazer, crescimento e amizades para a vida.
Sereis Marinheiros Portugueses, os melhores de sempre! Tereis por trás de vós um passado e uma cultura que vem desde o Infante.

Felicito a APORVELA por mais esta iniciativa para colocar Jovens portugueses a bordo de grandes veleiros. Como comandante de um navio destes, estou firmemente convencido de esta é uma das melhores formas de talhar um líder, desenvolvendo a autoconfiança, a coragem, a firmeza e a capacidade de julgamento. Ao lidar com os seus medos, com a imprevisibilidade do mar e do vento e ao ter que actuar como peça fundamental de um grupo em que há uma dependência mútua, o Jovem vai conhecer-se melhor e desenvolver um espírito de entreajuda fundamental para a vida em sociedade.

A tudo isto junta-se o amor pelo mar e pela vela, o conhecer novos portos e novas pessoas, ser marinheiro …”

Sem comentários: