22 de junho de 2010

3º Curso de Iniciação em Modelismo Naval no Ecomuseu Municipal do Seixal - Construção de uma Muleta do Seixal

Informa-se que as inscrições para o 3º Curso de Iniciação e Desenvolvimento em Modelismo Naval estão abertas até ao dia 14 de Agosto.
O curso complementa um programa teórico sobre anatomia do navio e história da construção naval com uma vertente prática de modelismo em que cada participante constrói o seu próprio modelo, em madeira, de uma muleta do Seixal, uma embarcação emblemática do Tejo.
As aulas iniciam-se no dia 7 de Setembro de 2010 e decorrem, em horário pós-laboral, na Oficina do Núcleo Naval do Ecomuseu Municipal, na Arrentela.
As ferramentas e os materiais para a construção dos modelos são fornecidos pelo Ecomuseu Municipal do Seixal.
A muleta do Seixal é um barco que suscita curiosidades e paixões, sendo considerado por muitos como a mais extraordinária de todas as embarcações tradicionais. Trata-se de um barco muito antigo, que vem referenciado em gravuras do final do século XVIII e várias pinturas do século XIX e que desapareceu do Tejo no início do século XX. Caracterizava-se por largar várias velas de formato pouco habitual e por pescar arrastando lateralmente uma longa rede denominada “tartaranha”.
Para saber mais sobre este e outros cursos de modelismo promovidos pelo Ecomuseu Municipal do Seixal, pode visitar http://curso-muleta-do-seixal.blogspot.com ou enviar um email para ecomuse@cm-seixal.pt

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito interessante, posso inscrever-me? Sou Arquitecto e só fiz até agora Maquetismo, no entanto fazer modelismo seria um desafio...
O meu mail profissional é alfredo.pereira.silva@marinha.pt e já agora enviem-me iniciativas com estas.
Obrigado