2 de março de 2010

O que é o Treino de Vela?

O Treino de Vela exige dos participantes que enfrentem muitos desafios exigentes, tanto físicos como emocionais. É uma actividade que inspira auto-confiança e a aceitação da responsabilidade pessoal, promove uma aceitação dos outros independentemente das suas origens sociais ou culturais, e desenvolve uma vontade de assumir riscos controlados. Para a maioria dos que se aventuram, o treino de vela em Tall Ships é uma positiva experiência de vida e de mudança.

A maioria dos navios de treino de vela são propriedade e operados por instituições de caridade ou fundações, escolas ou universidades, governos ou outras instituições. Geralmente procuram reflectir nas equipas a amplitude da sociedade. Muitos programas têm recursos para subsidiar a participação de quem não poderia de outra forma pagar. Alguns programas estão especialmente vocacionados para pessoas com dificuldades físicas, mentais ou sociais.

O Treino de Vela tem expressão mundial e é ministrado em muitos tipos diferentes de navios. Alguns dos programas mais eficazes têm lugar em pequenos veleiros onde se beneficia de alguma intimidade e do trabalho com uma pequena equipa. Os que embarcam na experiência de subir a bordo deste enormes navios sabem que podem esperar diferentes desafios com muito e exigente trabalho no alto dos mastros e no convés.

O Treino de Vela é uma actividade de aventura em crescendo junto de jovens e adultos em todo o mundo, e tem um considerável histórico de sucesso no desenvolvimento do carácter e da capacidade de homens e mulheres para enfrentarem os desafios da vida.

O Treino de Vela é uma actividade de aventura para pessoas de todas as idades e capacidades. Inclui instrução em todos os aspectos da vela, mas o seu objectivo vai muito, muito além disso. O Treino de Vela usa a experiência de se estar no mar como um meio para ajudar as pessoas a aprenderem sobre si mesmo, descobrirem os pontos fortes e os talentos escondidos e compreenderem o valor do trabalho em equipa.

Texto adaptado da Sail Training International

Sem comentários: