Alan Villiers nasceu em Melbourne na Austrália em 1903 e com apenas quinze anos iniciou-se nas lides do mar em embarcações tradicionais das quais o Joseph Conrad se tornou o expoente máximo.
O Joseph Conrad é um barco com casco de ferro, construído em 1882 na Dinamarca para treino de marinheiros. Em 1934, depois das campanhas a bordo do Parma, Villiers comprou-o, salvando-o do ferro-velho e rebaptizou-o Josehp Conrad, em memória do escritor norte-americano.
No mesmo ano, Villiers organizou uma circum-navegação com uma tripulação de jovens: saiu de Ipswich, passou por Nova Iorque, Rio de Janeiro, Cidade do Cabo, Sydney e Tahiti, voltando a Nova Iorque em 1936.
O resultado da expedição foi a falência de Villiers e três livros sobre a experiência.
Este vídeo mostra a entrada do Joseph Conrad no estaleiro do Mystic SeaPort - Museum of America and the Sea - e tem a narração do próprio Alan Villiers que descreve a embarcação.
A Aporvela, a Associação Portuguesa de Treino de Vela, é uma organização vocacionada para o treino de mar e vela. Adquiriu um reconhecido estatuto nacional e internacional pelos inúmeros eventos e actividades que organiza e pelos milhares de jovens que forma no contacto com o mar através da caravela Vera Cruz, de viagens a bordo de grandes veleiros, das Tall Ships' Races. Para receber informações sobre a Aporvela, por favor envie-nos um email para caravela [arroba] aporvela.pt
7 de janeiro de 2010
Joseph Conrad no estaleiro: narração de Alan Villiers
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário