27 de janeiro de 2010

Doze Anos de Gil Eannes em Viana do Castelo

"Navio Hospital Gil Eannes chegou a Viana do Castelo há doze anos

No próximo dia 31 de Janeiro, comemora-se doze anos da chegada do Navio Hospital Gil Eannes à cidade de Viana do Castelo. Para assinalar o acontecimento, no dia 29 de Janeiro, a Fundação Gil Eannes irá proporcionar aos visitantes, principalmente aos vianenses que por cá passarem, visitas guiadas gratuitas. Serão formados grupos, da parte da manhã às 10h30m e na parte da tarde às 14h00m, que serão acompanhados pelos espaços museológicos e irão visualizar um documentário.
Foi em 31 de Janeiro de 1998, que o Navio Hospital Gil Eannes chegou à cidade que o viu nascer depois de ter sido resgatado ao sucateiro Batista & Irmãos S.A.. Na altura, a Comissão Pró Gil Eannes foi criada para angariar fundos que permitissem comprar o navio ao sucateiro por 250 mil euros. O valor foi conseguido, foi efectuada a compra e regressou a Viana do Castelo para entrar nos Estaleiros Navais desta cidade, onde recebeu profundas obras de reabilitação, com o apoio de várias instituições, empresas e cidadãos.
Após concluída a primeira fase de obras abriu ao público nesse mesmo ano, por ocasião das Festas da S.ª D’Agonia, data em que também foi constituída a Fundação Gil Eannes, proprietária do navio museu. Desde então, várias obras de restauro foram feitas, os espaços museológicos foram crescendo e ao contrário do que inicialmente era possível visitar, ponte de comando, telegrafia e aposentos do Capitão, Imediato e Telegrafistas, hoje o visitante circula desde a ponte de comando passando pela barbearia, cozinha, padaria, casa das máquinas, consultório médico, sala de tratamentos, gabinete de radiologia, sala de operações, de esterilização e desinfecção, copas de maquinistas, refeitórios de mestrança e marinheiros e ainda a capela localizada à ré do navio.
Desde Agosto de 1998 até à data já passaram em visita pelo navio museu 482 698 visitantes, ao qual acresce as 26 384 dormidas na Pousada de Juventude. A média anual de 40 mil visitantes tem sido mantida nestes anos e 2009 encerrou com 41.060 visitas.
Paralelamente aos espaços museológicos, os visitantes podem contar com a nova loja de recordações onde encontra produto de merchandising, como t-shirts, canetas, lápis, postais, literatura, louça produzida como a original, entre outros; um simulador de navegação que permite virtualmente simular a navegação no porto de Viana do Castelo; quatro quiosques multimédia; sala de exposições temporárias e ainda, nas antigas enfermarias pernoitar na Pousada de Juventude aí instalada.
A antiga sala de jantar dos oficiais está transformada em sala de reuniões, com capacidade para 50 lugares em auditório e que pode ser alugada para formações, seminários, conferências. Também, encontra-se disponível um espaço para exploraçãode um serviço de bar/esplanada.
Às escolas são realizadas visitas de estudo durante todo o ano desde que marcadas
atempadamente para o telefone 258 809 710 de segunda a sexta-feira ou em Fundação Gil Eannes."

1 comentário:

Anónimo disse...

Será que o Professor José Hermano Saraiva, grande divulgador nos seus programas na TV da situação em que ia cair o Gil Eanes, será lembrado.
Acharia de toda a justiça que a Fundação com o nome do navio o homeneageasse enquanto ele é vivo!
Depois de desaparecerem as pessoas é que normalmente se lembram do seu valor! No que me toca não esquecerei as vezes que ele alertou os Portugueses para ajudarem e não deixarem desaparecer um símbolo do país!
João Guimarães Marques