3 de dezembro de 2009

Tall Ships que mudam jovens

É reconhecido internacionalmente e já foi estudado por muitos académicos que uma viagem a bordo de um tall ship permite ganhos duradouros nas capacidades de liderança e espírito de equipa dos jovens.
Também não deixa de ser verdade que não há muitos programas que permitam que os jovens embarquem nestas experiências marcantes, sobretudo quando eles provêm de meios socio-económicos mais desfavorecidos ou fora dos eixos regionais Europa, América do Norte, Australásia, onde se concentram os grandes veleiros, as regatas e as organizações de treino de vela.
Este ano, no entanto, salientamos um fantástico projecto que permitiu que 10 jovens sul-africanos embarcassem no veleiro Concordia, uma verdadeira escola no mar, e, através do programa Class Afloat, navegaram durante 10 semanas, passando pela Namíbia, Santa Helena, Brasil, Trinidad e Tobago e Bermuda.
Nesse período, para além do currículo escolar e da aprendizagem ambiental, os jovens tiveram treino de vela, de navegação, de segurança no mar e de gestão de um navio.
Leia o relatório desta experiência e o discurso de um dos jovens participantes.

Sem comentários: