11 de dezembro de 2009

Museu Bartolomeu Dias


O Museu Bartolomeu Dias fica em Mossel Bay, na África do Sul, lugar onde, a 3 de Fevereiro de 1488 o navegador acostou a sua caravela.
Na comemoração dos 500 anos da passagem do Cabo da Boa Esperança, a comunidade portuguesa residente na África do Sul decidiu celebrar com a construção de uma réplica da embarcação utilizda nesse histórico feito, solicitando a coordenação da Aporvela.
A caravela construiu-se em Vila Do Conde, navegou até Mossel Bay onde ficou até hoje, musealizada e muito bem preservada, sendo uma das atracções turístico-culturais mais importantes da região.

3 comentários:

Henrique Vasconcellos disse...

Falta-me um dia ir a Mossel Bay visitar o museu onde está a "Bartolomeu Dias". É esta a página do museu. http://www.diasmuseum.co.za/

Henrique Vasconcellos
Tripulante "Bartolomeu Dias"

RS disse...

Caro Henrique Vasconcellos,

Imagino que terá sido um grande prazer navegar na "Bartolomeu Dias" até à África do Sul.
A Aporvela, naturalmente, guarda gratas recordações dessa odisseia!
Deixo-lhe também o convite para, quando quiser, visitar a "Vera Cruz" em Lisboa.

Cumprimentos,
Rui Santos

Sérgio Sodré disse...

Caros Senhores

A vossa iniciativa é deveras notável, apenas tenho a ressalva de não entender a razão porque colocam cruzes da Ordem de Cristo na réplica da caravela que Bartolomeu capitaneou quando contornou o sul de África. Tratou-se uma expedição real de D. João II que era também administrador das ordens de Avis e de Santiago, mas não da Ordem de Cristo (administrada pelo duque D. Diogo e depois por seu irmão o duque D. Manuel futuro rei). As armadas reais de D. João II usavam bandeiras com as suas armas reais e não com os símbolos de uma ordem que o rei não dirigia e eu diria até com pouca simpatia para com a coroa nesse período.