2 de dezembro de 2009

Mais um tall ship em reconstrução: Wylde Swan

Em 2001, Willem Sligting apaixonou-se por um casco velho, mas muito bem feito, de um arrastão a vapor de 1920 e que, depois da guerra, foi utilizado como um pesqueiro de arenque no Atlântico Norte.
O proprietário achou que o Wylde Swan dava um fantástico veleiro de treino, equipado como escuna, cujo convés se enchesse de jovens ansiosos.
O treino de vela atrai cada vez mais a atenção como uma ferramenta social, desportiva e juvenil, criando um mercado um novo e interessante mercado para os grandes veleiros que chegaram a estar em vias de extinção e se estão a tornar, a pouco e pouco, em verdadeiros representantes de uma antiga forma de navegar à vela.
A experiência e os resultados do treino de vela, tanto com jovens como com empresas , têm um efeito positivo e duradouro sobre a auto-confiança, responsabilidade, cidadania e espírito de equipa. Veja-se, por exemplo, o estudo da Universidade de Edimburgo sobre o assunto.
O treino de vela é igualmente um campo da actividade náutica cada vez mais desenvolvido e com interesse comercial: o Wylde Swan pretende ser a maior escuna de dois mastros do mundo.
A APORVELA pretende, naturalmente, vê-lo na Tall Ships Races Lisbon 2012.

O antigo Wylde Swan, antes da reconversão O casco em recuperação

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