É surpreendente mas é verdade!
O fascínio pelos grandes veleiros e a redescoberta do prazer de navegar nos mesmos tem feito com que a recuperação de antigas embarcações e a construção de novas se processe a um ritmo inusitado.
Neste caso, trata-se da escuna Elena, acabada de construir na Factoria Naval de Marin e que já faz os seus primeiros testes de mar.
A escuna foi construída com base nos planos originais de 1910 e que levaram a primeira Elena a triunfar na regata transatlântica de 1928, entre Nova Iorque e Santander. Tem mais de 1000 metros quadrados de área vélica, comprimento total de 55 m, boca de 8,14 m, calado de 5,20 m.
No futuro, a embarcação vai participar nas Tall Ships' Races e decerto poderemos vê-la navegando por águas portuguesas.
A Aporvela, a Associação Portuguesa de Treino de Vela, é uma organização vocacionada para o treino de mar e vela. Adquiriu um reconhecido estatuto nacional e internacional pelos inúmeros eventos e actividades que organiza e pelos milhares de jovens que forma no contacto com o mar através da caravela Vera Cruz, de viagens a bordo de grandes veleiros, das Tall Ships' Races. Para receber informações sobre a Aporvela, por favor envie-nos um email para caravela [arroba] aporvela.pt
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Seria interessante referir que muitas peças metálicas, sobretudo em bronze e nomeadamente molinetes, foram fabricadas em Portugal pela empresa - http://www.absolute-projects.com/
João Guimarães Marques
Não sabíamos aqui desse importante pormenor.
É muito bom saber que há empresas portuguesas fornecedoras de projectos de tamanha valia.
Enviar um comentário