14 de julho de 2009

Caravela Vera Cruz em Livro

As Edições 70 editaram Sabor da Conquista que retrata a "ascensão e queda das três grandes cidades das especiarias": Veneza, Lisboa e Amesterdão.

Este livro, da autoria de Peter Krondl - chefe de cozinha e escritor - analisa o papel das especiarias na culinária e o seu comércio, levando o leitor numa viagem pelas três cidades que controlaram, cada uma a seu tempo, o mercado dos condimentos orientais.

Na sua pesquisa, o autor fez uma viagem a Lisboa e procurou saber mais dos navios que levaram os portugueses à Índia e, naturalmente, chegou à APORVELA e à caravela Vera Cruz, sobre a qual escreveu algumas páginas das quais aqui publicamos breves excertos:

"Parece incrível que os marinheiros de um país tão pequeno, navegando em embarcações modestas como a Vera Cruz, tenham percorrido o Atlântico em busca de um caminho marítimo para a costa das especiarias do Malabar(...)"

"A primeira caravela construída pela Aporvela, a Bartolomeu Dias, foi financiada pela comunidade portuguesa da África do Sul para comemorar a famosa vaigem de Bartolomeu Dias em torno do cabo da Boa Esperança. Naturalmente, os marinheiros voluntários do clube tiveram de navegar até lá."

Ficha Técnica:
Autor: Michael Krondl
Título: O sabor da conquista: ascensão e queda das três grandes cidades das especiarias
Editora: Edições 70
Data: Janeiro 2009

1 comentário:

Anónimo disse...

Um belo livro mas talvez devesse também falar de Londres...