4 de setembro de 2008

Crónica de uma jovem tripulante

Olá outra vez!!! Já não escrevo no meu blog há muito tempo, pois fui, imaginem lá; aos Açores!!!!!
Parti no dia 29 e voltei no dia 14. Fiquei, sabem onde??? Numa réplica de uma caravela!!!!!!!
A minha mãe já lá estava por isso eu fui lá ter de avião com mais uns tripulantes que iam lá ficar também. Fomos a S. Miguel, ao Faial e à Terceira. Foi brutal!!!!!!!!!!!!!!!!!
Quase nem tenho palavras para explicar como foi. Éramos 22 ou 23. Todos os dias de manhã às oito tínhamos de estar a tomar o pequeno - almoço. Haviam sempre pessoas que ficavam na cama até bem mais tarde. Sabem o que acontecia a essas pessoas? Eram acordadas com uma corneta!!!!!!! Nunca me aconteceu mas o cozinheiro já me obrigou a levantar aos berros!!!!!!!!!
Na caravela havia sempre um conjunto de pessoas que fazia turnos de trabalho, em que lavava a loiça, limpava as casas - de - banho... Quando estávamos de serviço dizíamos que estávamos de quarto. Cada quarto (nome do conjunto de pessoas que estavam de serviço) tinha um chefe (chefe de quarto). Durante o dia faziam - se turnos de 6 horas e à noite faziam - se turnos de 4 horas. Havia o Q1, o Q2 e o Q3 (Quarto 1 2 e 3) Como eu não tinha feito nem a viagem de ida nem a na viagem de volta; o meu nome não estava na tabela que dizia o nome dos tripulantes e o quarto a que pertenciam. Resumindo: eu não fazia nada. Então cheguei ao pé dos membros de um quarto e disse: ''Quero pertencer ao Q3''. E eles começaram com aquela conversa de: '' Ah, o Q3 não é para quem quer; é para quem pode '' e '' Temos de reunir e discutir e fazer -te perguntas '' E eu disse: '' Eu não me importo de lavar a loiça todos os dias '' E eles responderam logo: '' Estás admitida!!! ’’.
A viagem de Ponta Delgada até ao Faial, demorou um dia e uma noite. E a Caravela não parava à noite, por isso os quartos tinham de fazer vigilância à noite. Ao meu quarto calhou o turno das 4 às 8 da manhã. Eu perguntei à minha mãe se podia fazer o turno, pois eu queria ver o nascer do sol. A minha mãe disse que talvez fosse melhor eu não acordar logo às 4 porque era muito violento. Fui dormir às 21:30 e pus o despertador para as 4. Acordei duas vezes durante a noite a pensar quando tinha de me levantar.
Chegou a hora de acordar. Como já tinha dormido vestida, quando acordei pus umas meias, uns sapatos e um casaco quente. Estava a preparar - me para subir as escadas quando de repente o meu chefe - de - quarto de vira para mim e me diz assim:
_ Onde é que tu vais???
_ Eu estava a pensar em ir lá para cima - disse eu.
_ Pois mas como tu tens menos de 15 anos só fazes metade do quarto. (das 6 às 8 da manhã). Eu acordo - te antes de o sol nascer.
E lá fui eu outra vez para a cama.... Voltei a acordar por volta das 6 da manhã; e passei o tempo quase todo a dormir. A Caravela foi aos Açores para fazer umas recriações históricas sobre o povoamento das ilhas. E nós tivemos que nos vestir à época, caso contrário tínhamos de ficar escondidos para não sermos vistos pelas câmaras. Quase toda a gente se vestiu (incluindo eu). Já eu tinha tirado a roupa e posto a roupa normal, quando disse à minha mãe: '' Eu vou passar - me por água doce. Não vou tomar banho ''.
Passado um bocado voltei a dizer isso por uma razão qualquer e um Chico esperto que me ouviu e começou a puxar - me. Entretanto pediu a outro para me molhar com a mangueira!!!!!!!!!!!!! Eu levei um mega banho!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! E tive que ir tomar um banho com direito a sabão, champô e amaciador!!!!!!! Mas foi muito giro. Conheci óptimas pessoas lá e estava sempre divertida. Entretanto passámos um dia no Pico. Aquilo é lindo!!!!!! Não é poluído, não há o barulho da cidade. Visitámos museus sobre as baleias que pescavam antigamente. Ao princípio torci um pouco o nariz mas depois adorei!!!!!!!
Na Terceira fomos ver o Algar do Carvão. É um vulcão, que não está activo e entra - se lá dentro. Olha - se para cima e vê - se a chaminé do vulcão!!!!!!!
No Faial fomos a um bar muito conhecido lá chamado PETER'S. Agora também existe uma loja. Qualquer pessoa que vá ao Faial vai ao PETER'S. Fomos também ver o vulcão dos capelinhos. No meio de tudo aquilo chegou uma nau espanhola; também para as recriações. Chamava – se nau Vitória. A nau não tinha frigorífico, não tinha água doce nem quente e tinha um lava - loiças mínimo!!! Mas os tripulantes da nau eram muito simpáticos.

Agora já sabem um destino para as férias: Açores!!!!!!! E de preferência na Caravela ''Vera Cruz''!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Rita Baptista

Sem comentários: