A The Tall Ships Races 2012 Lisboa não podia deixar de contar com os mais representativos Grandes Veleiros Portugueses para engrandecer o grande evento do ano.
Ao lado dos 60 Tall Ships de todo o Mundo, estarão quatro navios portugueses, ilustres representantes da nossa gloriosa história marítima.
O navio-escola Sagres vai completar 75 anos em 2012, estando ao serviço da Marinha Portuguesa desde 1962. Anualmente realiza viagens de instrução com os cadetes da Escola Naval, servindo também na representação da Marinha e do país, funcionando como embaixada itinerante de Portugal. As suas características velas brancas com a cruz de Cristo são facilmente reconhecidas pelos amantes dos grandes veleiros em qualquer parte do mundo.
Também propriedade da Marinha Portuguesa é o Creoula. Este lugre de quatro mastros foi construído em Lisboa em 1937 para a pesca do bacalhau e nos anos oitenta foi reconvertido em Navio de Treino de Mar, recebendo anualmente centenas de jovens em viagens de instrução.
Em Lisboa estará também o Santa Maria Manuela, o mais recente veleiro de treino de mar português e que se estreou nas The Tall Ships Races em 2010 com assinalável sucesso mediático. O Santa Maria Manuela foi construído lado a lado com o Creoula no tempo recorde de 67 dias e depois de uma longa história na pesca do bacalhau dedica-se agora ao treino de mar, ao turismo activo e a viagens de investigação científica.
Em último lugar encontra-se o navio mais pequeno mas não menos representativo. Trata-se da caravela Vera Cruz, propriedade da APORVELA – Associação Portuguesa de Treino de Vela.
A caravela é uma réplica fiel das embarcações portuguesas do século XV que desbravaram os mares do Atlântico e no qual a APORVELA realiza viagens de treino de mar e visitas escolares em Lisboa e outros portos nacionais.
Os quatro navios estarão em Lisboa a partir de 19 de Julho, deixando a cidade a 22 do mesmo mês, rumando a Cádis onde está previsto chegarem no dia 26 para mais um grande festival náutico.