10 de novembro de 2011

Exposição "Embarcações Tradicionais do Estuário do Tejo: história, memórias, vivências"

A história, as memórias e as vivências das embarcações tradicionais do Estuário do Tejo são o tema de uma Exposição promovida pela Associação Naval Sarilhense no emblemático Salão Almada Negreiros – Gare Marítima de Alcântara (Porto de Lisboa) até ao próximo domingo, 13 de Novembro.
Com esta exposição de embarcações, fotografias e artefactos náuticos pretende-se divulgar ao público, em geral, e à comunidade escolar, em particular, o património marítimo-fluvial do Estuário do Tejo, na sua dupla vertente material e imaterial. Como tal, esta exposição propiciará aos visitantes uma viagem pelos elementos patrimoniais simbolicamente representativos desta cultura ribeirinha, com destaque para as embarcações tradicionais do Estuário do Tejo (Fragatas, Varinos, Botes, Faluas, Canoas e Catraios). Um património que constitui a marca indelével de uma relação histórica das povoações ribeirinhas com o Tejo. Gentes que fizeram deste estuário o seu modo de vida, gentes cujas vidas se confundem e são marcadas pelas cadências do Tejo e pelas vivências por este propiciadas.
A Exposição “Embarcações Tradicionais do Estuário do Tejo: história, memórias, vivências” está patente ao público entre os dias 3 e 13 de Novembro (14h00-18h00), com entrada livre. As visitas são acompanhadas em permanência por representantes da Associação Naval Sarilhense e por antigos Arrais Fragateiros, profundos conhecedores destas embarcações tradicionais e testemunhos vivos da cultura ribeirinha que lhes está intrínseca.


Esta Exposição tem o apoio da Administração do Porto de Lisboa, Câmara Municipal da Moita, Instituto de Dinâmica do Espaço da Universidade Nova de Lisboa, Junta de Freguesia de Sarilhos Pequenos, TuriPortugal - Associação de Turismo de Portugal, Estaleiro Naval de Sarilhos Pequenos - Jaime Costa, Junta de Freguesia da Moita e ABAE - Associação Bandeira Azul da Europa.

Sem comentários: